.

AF_LOGO_ESTACOES_NAUTICAS_PT_1

 

Estação Náutica do Baixo Guadiana

ESTAÇÃO NÁUTICA DO BAIXO GUADIANA

 

 

 

Os objetivos programáticos do Cluster do Mar Português – Cluster de Competitividade, desenvolvidas pela Fórum Oceano – Associação para o desenvolvimento da Economia do Mar, da que faz parte a Associação Naval do Guadiana está a ser implementado o projeto “Portugal Náutico” que é participado por organizações da Administração Pública e por parceiros privados;

A Fórum Oceano após reconhecer a valia dos recursos e o potencial que Portugal apresenta na área do turismo náutico, lançou um projeto tendo em vista o desenvolvimento, promoção e certificação de Estações Náuticas em Portugal.

Assim e considerando:

- As apostas estratégicas de Vila Real de Santo António, em termos de um melhor aproveitamento dos seus recursos patrimoniais e naturais, bem como de equipamentos e infraestruturas, ao serviço da sua população residente, como também de suporte ao marketing turístico;

- Como tal, as iniciativas que se têm vindo a desencadear para uma maior visibilidade e reconhecimento do concelho, enquanto território ativo e com inúmeras potencialidades para o lazer, o desporto e o turismo, quer de natureza como em espaços marinhos e ribeirinhos;

- O potencial de afirmação de Vila Real de Santo António enquanto destino náutico, através do reforço das iniciativas de cooperação e colaboração já hoje existentes na cidade, tal como se têm vindo a desenvolver, através do seu reconhecimento e certificação;

- Que o próprio conceito de Estação Náutica (EN), enquanto rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas;

- Que, desta forma, a EN apresenta-se como uma plataforma de cooperação entre atores identificados com um território e que asseguram a oferta de um produto turístico, bem como de dinamização local do interesse e motivações para um melhor aproveitamento, quer por parte da comunidade residente, como de visitantes e turistas, dos seus recursos naturais e marítimos;

E de que, por via de um processo de auscultação e concertação local, visando a sistematização de uma abordagem nos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim foi possível elaborar a sua proposta para certificação enquanto membro da rede das Estações Náuticas de Portugal, mediante uma estratégia de implementação desse processo, assente em 3 grandes pilares estratégicos:

1. A aposta na criação de uma forte notoriedade e reconhecimento deste vasto território, enquanto Destino Náutico, junto da população residente, visitantes e turistas.

2. Estabelecimento de um conjunto mínimo de iniciativas que, salvaguardando os princípios do desenvolvimento sustentável (ambiente, emprego, coesão social e governança local), contribuam para o desenvolvimento e consolidação de um trabalho em parceria, a nível local e regional, nos vários domínios das atividades náuticas e de natureza.

3. Mobilização de todos os parceiros, para um seu envolvimento ativo na implementação das iniciativas definidas nesse Plano de Ação.

Assim foi formalizada a candidatura à criação da Estação Náutica do Baixo Guadiana sob coordenação da ANG e que tem já como parceiros:

Município de Vila Real de Santo António

Município de Castro Marim

Município de Alcoutim

Associação Naval do Guadiana

Vila Real de Santo António, Sociedade de Gestão Urbana, EM-SA

ODIANA, Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana

Associação Terras do Baixo Guadiana (DLBC Rural)

Federação Portuguesa de Vela

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Motonáutica

Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António

Turismo de Portugal, IP – Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António

Grupo Desportivo de Alcoutim

Patronato Municipal de Deportes  - Ayuntamiento de Ayamonte (Espanha)

Club Nautico de Isla Canela (Espanha)

Isla Canela SA (Espanha)

Nautiber, SA

Boat4you, Lda

 

A estrutura do projeto está neste momento a juntar novos parceiros visando:

· Aumentar a notoriedade e reconhecimento do Baixo Guadiana, enquanto destino náutico.

· Tirar o máximo partido possível, no respeito pelo desenvolvimento sustentável, e pela própria sustentabilidade futura das atividades económicas, da proximidade do Baixo Guadiana com Espanha.

· Promover o tempo de estadia dos visitantes e turistas neste território, por via da criação de novos bens e serviços, e desenvolvendo os existentes.

· Aproveitar, da melhor forma, os sistemas colaborativos, na divulgação dos recursos e produtos turísticos, para sua oferta cruzada, promoção e venda.

· Integrar a imagem deste Destino Náutico, nas estratégias locais de marketing turístico, e programas de comunicação públicos e privados, visando aumentar a estadia média dos turistas.

· Tirar o máximo partido possível das novas tecnologias e sistemas de comunicação e informação existentes, trabalhando de forma mais eficaz, assertiva e eficiente possível, por segmentos de clientes.

· Aumentar o interesse e a participação da população residente, nas mais diversas atividades possíveis de se desenvolverem, quer nas zonas ribeirinhas, como na costa atlântica.

· Contribuir para que cresça o interesse pelo mar, e todo o tipo de atividades que aí se podem desenvolver, por parte das camadas mais jovens da população.

 

Só assim é possível reforçarem-se as relações de cooperação interinstitucionais, bem como a implementação de projetos e iniciativas que daí resultem, com ganhos mútuos, e como forma de se implementarem novas dinâmicas de criação, comunicação e promoção dos valores do mar e da natureza nos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim, Alcoutim, Mértola e Ayamonte.

Posto isto, a Associação Naval do Guadiana enquanto entidade coordenadora da criação da Estação Náutica do Baixo Guadiana vem convidar as entidades publicas e privadas que o pretendam a ser parte desta parceria, preenchendo a declaração que pode encontrar aqui e que deverá ser reencaminhada para o email: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

VEJA AQUI :

Declaração de Parceria ENBG

Apresentação de Parceiros da ENBG

Regulamento/Protocolo de Parceria

Protocolo de Parceria

Apresentação Estações Náuticas - BTL - Stand Turismo de Portugal